Peça fundamental nas ações desenvolvidas pela Setre, a Superintendência de Desenvolvimento do Trabalho (SUDET) é responsável direta pela condução dos programas de qualificação no Estado, emissão de documentação trabalhista, Seguro-Desemprego e também pelo gerenciamento da reformulada Rede SineBahia, que qualifica e intermedia os trabalhadores para o mercado. A SUDET está subdividida em importantes coordenações, que atuam em diferentes frentes dentro das políticas públicas para o fomento do trabalho e emprego no Estado:

 

Coordenação Executiva (COEX) -  Atua ao lado da Superindência no planejamento das ações, contratos, estudos para investimento de recursos e no suporte às demais coordenações.

 


Coordenação de Qualificação Profissional (COQUAP) - A partir das demandas do mercado de trabalho, a COQUAP atua na montagem e execução de importantes programas de qualificação no Estado, como o Qualifica Bahia, o Planteq e o Próximo Passo da Construção Civil.

 


Coordenação das unidades de atendimento ao Trabalhador (COPAT) - Responsável administrativamente pela implantação, manutenção e suporte à Rede SineBahia na capital e no interior. A COPAT também planeja treinamentos; faz a gestão dos orçamentos, do mobiliário e dos materiais utilizados nas unidades, além de controlar a logística de viagens junto às demais coordenações da SUDET.

 


Coordenação de Relações do Trabalho e Documentação (CORTRAD) - Atua na emissão da documentação civil e trabalhista através de articulação com instituições conveniadas, estabelece intercâmbio e cooperação com entidades que lidam com questões sindicais; orienta os trabalhadores quanto aos direitos trabalhistas e previdenciários; apoia tecnicamente a mediação e conciliação de conflitos coletivos de trabalho; apoia ações que visem à erradicação das formas degradantes de trabalho; e na observação das relações de trabalho, segurança, higiene e medicina do trabalho.

 


Coordenação de Intermediação para o Trabalho e Seguro-Desemprego (COINSD) - Importante na condução das ações de intermediação para o trabalho no estado, a COINSD estabelece metas, planejamento e estrutura a filosofia de trabalho do SineBahia. A habilitação do Seguro-Desemprego formal e do pescador artesanal também são de responsabilidade da COINSD. 

 


Coordenação de Programas e Projetos Especiais (COPPE) - Assim como a COQUAP, trabalha na montagem e acompanhamento de ações de qualificação em âmbito estadual, só que dando atenção especial à juventude. O Programa TRILHA, o Juventude Cidadã e o Projovem Trabalhador são projetos reconhecidos, administrados no Estado pela COPPE.   

 


Coordenação de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (COAMPE) - Criada para fortalecer o segmento de micro e pequenas empresas no Estado, a COAMPE atua na qualificação empresarial, micro-empreendedorismo, quelificação e intermediação de trabalhadores autônomos, fomentando políticas públicas para o crescimento do setor que mais emprega no país.

 

 

SETRE

Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.
Av. Luís Viana Filho, n°200, CAB, Salvador-BA;
CEP 41745-003
 

Certificações SETRE: