Apresentação

PROGRAMA ESTADUAL DE INSERÇÃO DE JOVENS NO MUNDO DO TRABALHO – TRILHA

1. Apresentação

O Programa Trilha é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, implementado através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE, visando qualificar jovens baianos com idade entre 16 e 29 anos.
O Programa Trilha foi criado com o objetivo de inserir, no mundo do trabalho, jovens oriundos de situação de vulnerabilidade social, promover a geração de renda e o protagonismo juvenil, através de ações de valorização dos direitos humanos e cidadania, qualificação profissional, voltadas à superação das desigualdades e como forma de combater a situação de desemprego, melhorando a qualidade de vida dos jovens baianos.


2. Objetivo Geral

Oferecer oportunidades de qualificação social e profissional para jovens baianos em situação de vulnerabilidade social, atendendo a diversas demandas identificadas pelas políticas públicas em curso no Estado da Bahia.

3. Beneficiários do Programa

Jovens de 16 a 29 anos em situação de desemprego involuntário, que atendam aos seguintes requisitos:

• de famílias cadastradas no Programa Bolsa Família;
• estejam matriculados na rede pública de ensino, frequentando regularmente o ensino médio, ou cursos de educação de jovens e adultos (EJA Médio) ou que tenham concluído o ensino médio.


4. Metodologia

O PROGRAMA TRILHA – Fase II, Programa Estadual de Inserção de Jovens no Mundo do Trabalho, oferecerá cursos de 400 horas, atendendo a diversas demandas da juventude baiana, com foco voltado para os principais investimentos, identificados a partir de políticas públicas em execução no estado da Bahia.

A formação social e profissional dos jovens do programa contemplará cursos de 400 horas, sendo: 100 horas de qualificação social e retomada de conceitos da educação básica, o que é fundamental para a aprendizagem teórica e prática e para o exercício da profissão, 250 horas de qualificação profissional e preparação para o mundo do trabalho e 50 horas para orientação e elaboração do Trabalho Final de Curso (TFC).

A qualificação social compreende estudos de gênero, raça, cidadania, direitos humanos; a retomada de conceitos refere-se a português, matemática, história e geografia. A qualificação profissional baseia-se nos conhecimentos teóricos e práticos essenciais ao exercício da atividade profissional, bem como nas novas tecnologias utilizadas em cada área. O mundo do trabalho deverá ser observado, focando as atenções no empreendedorismo, na economia solidária, além da demanda de mercado. Portanto será necessário orientar os jovens no sentido de que se apresentem bem às oportunidades de trabalho que surgirem.

O PROGRAMA TRILHA – Fase II atenderá a quatro grandes demandas, por isso o foco do desenvolvimento das ações definirá cada versão do Programa Trilha, bem como as áreas específicas de formação profissional (cursos) em conformidade com as cadeias produtivas abaixo relacionadas:

Cadeias Produtivas

• Agricultura Familiar;
• Alimentos;
• Comércio e Serviço;
• Empreendedorismo;
• Energia;
• Construção Civil;
• Metal-Mecânica;
• Mineração;
• Saúde;
• Petróleo e Gás;
• Tecnologia da Informação;
• Turismo.

O programa atenderá áreas específicas de formação profissional (cursos) em conformidade com as cadeias produtivas acima relacionadas e os conteúdos das habilidades específicas (módulo de qualificação profissional) deverão atender à Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

5. Carga Horária do Programa

O Programa Trilha – Fase II terá uma carga horária de 400 horas/aula, sendo 100 horas/aula de Qualificação Social, 250 horas/aula de Qualificação Profissional e 50 horas/aula para orientação e elaboração de Trabalho Final de Curso (TFC) individual ou coletivo.

6. Inscrições dos Jovens para o Programa

As inscrições serão realizadas em unidades SINEBAHIA e outras estruturas parceiras da SETRE. Para se inscrever, o/a jovem precisa preencher a ficha, apresentar comprovante de escolaridade, comprovante de residência, RG, CPF e comprovante de situação de vulnerabilidade social.


7. Definição de Municípios e Quantitativo de Vagas Ofertadas

As vagas serão oferecidas em municípios contemplados com empreendimentos do PAC, do Minha Casa Minha Vida, da Ferrovia Oeste Leste, entre outros. Serão indicados também municípios com demanda e potencial voltados para as artes e esportes.

NA TRILHA DO EMPREGO (inicio em 2011 e conclusão em 2012)
META - 6.500 jovens
Carga horária: 400 horas
Bolsa Auxílio – R$100 (4 meses)


Clique
aqui para baixar o arquivo com os Municipios, Cadeias Produtivas, Vagas e Cursos disponíveis.

Conheça mais a SETRE:

SETRE

Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.
Av. Luís Viana Filho, 2ª Avenida, Plataforma III, n°200, CAB, Salvador-BA;
CEP 41745-003
 

Certificações SETRE: