PROGRAMA PRÓXIMO PASSO

 O PROGRAMA PRÓXIMO PASSO - política pública de qualificação profissional realizada em 2009 pelo Governo Federal em conjunto com empresários e trabalhadores. Teve por objetivo capacitar e inserir os beneficiários do programa Bolsa Família em postos de trabalho gerados na Construção Civil, estabelecendo, assim, uma articulação entre o Trabalho, a educação e o desenvolvimento, considerando a qualificação social e profissional um direito do trabalhador e instrumento indispensável à sua inclusão e aumento de sua permanência no mundo do trabalho.

A implementação das ações de qualificação profissional inicial e continuada para a Construção Civil visou atender à elevação da demanda decorrente da implantação das obras de infraestrutura do PAC, bem como da expansão do segmento imobiliário e do Programa Minha Casa Minha Vida. Foram ofertados cursos de pedreiro, azulejista, reparador, gesseiro, pintor, encanador, eletricista, carpinteiro, armador, montador de andaime e almoxarife.

O projeto atendeu a trabalhadores pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa-Família, com faixa etária acima de 18 anos, e com no mínimo a 4ª série do ensino fundamental.

Na Bahia o Governo Federal investiu R$7,4 milhões por meio do PROGRAMA PRÓXIMO PASSO, com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT. Foram qualificados cerca de 10 mil trabalhadores e trabalhadoras dos municípios pertencentes à Região Metropolitana de Salvador como Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Salvador, São Francisco do Conde, Mata de São João, Simões Filho e Vera Cruz.

Conheça mais a SETRE:

SETRE

Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.
Av. Luís Viana Filho, 2ª Avenida, Plataforma III, n°200, CAB, Salvador-BA;
CEP 41745-003
 

Certificações SETRE: